Biografia

Julio Corrêa licenciou-se em Letras: Portu­guês – Literatura e aperfeiçoou-se em Estu­dos Literários e também em Artes Cênicas. Além disso, possui uma multifacetada car­reira como ator, poeta, escritor, professor e oficial da Marinha. Ao longo da sua trajetó­ria, publicou diversos livros, incluindo os títulos "Entre Romeus", "Miopia Social", "Substantivo Desvairado-Sedutor", "Ínti­mas Sensações", "E-mails para Clarice: en­saio sobre o medo de amar" e "Zequinha, o coelhinho cinza".

A obra de Julio Corrêa estende-se ainda a participações em diversas antologias e co­letâneas literárias, tanto em âmbito nacio­nal quanto internacional. Por sua notável contribuição para a literatura, já foi agra­ciado com vários prêmios em concursos e eventos literários, como, por exemplo, o Prêmio Expressão Cultural da Coordena­doria Regional da Zona Oeste do Rio de Janeiro; o Troféu Literatura Clarice Lispec­tor - ZL Books - categoria Melhor poeta do ano, com o livro Miopia Social; o 2º lugar no Concurso Internacional de Literatura da União Brasileira de Escritores do Rio de Ja­neiro - UBE-RJ - Prêmio Paulo Freire, com este livro de ensaio; entre outros. Julio Corrêa atuou nas peças teatrais: "Meu Marido, que Deus Haja!", "La Nonna", "O Médico à Força", "Inocência", "À Espe­ra", "Raças e Raízes", "Uma Visita de Ce­rimônia", "Palavras do Mestre", "Rosa do Lagamar", "Koquitel Poético", "Chapeuzi­nho Vermelho", "Brincando de Teatro", "A Rua de Nossa Gente", "A Importância de ter Amigos", "Fala, Natureza!", "O Nasci­mento do Amor" e "Você me Chamou, Ma­mãe?!".

É membro da Associação Portuguesa de Poetas (APP), da Associação Profissio­nal de Poetas no Estado do Rio de Janeiro (APPERJ), da Academia de Letras e Artes da Zona Oeste do Rio de Janeiro (ALA­ZO-RJ), da União Brasileira de Escritores (UBE-RJ), da Tertúlia Poética América Mi­randa, da Tertúlia Poética da Galeria Atelier Artes Pólvora d’Cruz e do Circuito Literá­rio Conversa com Verso.