Biografia

Mônica nasceu em 1981, em Cantagalo, interior do Rio de Janeiro. Lá sua adolescência se iniciou e também as experiências que fizeram que, no futuro, ela quisesse e pudesse ajudar aos novos adolescentes que passaram por sua vida.

Se mudou para Niterói em 1996, já para se preparar pra prestar o vestibular de medicina, o que aconteceria em breve. Novas experiências aconteceram e aqui muito melhores. Em 2001, iniciou o curso de medicina, na Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, onde se formou em 2006. Neste mesmo ano, fez um estágio em pediatria no Pronto Socorro Municipal de Araruama/RJ, o que mudaria sua vida para sempre. Como ela sempre diz, ela nunca escolheu a pediatria, a pediatria a escolheu.

No ano seguinte, iniciou o curso de especialização em pediatria na PUC/RJ junto ao Hospital Municipal Souza Aguiar. E, já começando a trabalhar, sempre com muita paixão e cuidado com cada paciente. Conheceu muitos adolescentes nessa trajetória, cada um com suas histórias de vida, com seus sentimentos, o que a ensinaram muito sobre o que ela queria e precisava fazer. Se casou com Marcos em 2009 e alguns anos depois vieram Miguel e Maria Luísa, outro grande sonho pelo qual ela lutou. A maternidade sempre será o repouso do seu coração. Em 2013, a família decidiu por uma vida mais tranquila e foram morar em Cabo Frio/RJ e estar próximo ao mar.

Nessa região, Mônica trabalhava em muitos locais, principalmente na rede pública, onde lidou com situações bastante sérias com adolescentes. E, com esse amadurecimento, vieram os projetos de trabalhar diretamente com eles e poder efetivamente ajudá-los. Em 2019, os planos começaram a sair do papel e através do Padre Marcelo, da Paróquia Nossa Sra. da Assunção, em Cabo Frio/RJ, um caminho se abriu. Mônica começou a dar palestras para adolescentes sobre todos os temas necessários e essa fase marcou muito a sua vida. Porque ela conheceu um dom que não imaginava ter. Por motivos de buscar o melhor para a família, novamente se mudaram e hoje vivem em Brasília/DF, onde Mônica segue exercendo seu papel sempre com muito carinho e atenção. Mas, com o início da pandemia, necessitou dar um tempo com o seu projeto e trabalhar muito nas emergências, na linha de frente do Covid 19. Neste ano, 2023, ela passou por um momento grave de saúde e foi escrevendo esse livro que ela se reergueu e levantou da cama, com a meta de retomar o seu projeto e o sonho que ficou guardado por tantos anos. Assim, nasceu o “Mini guia para tornar os adolescentes felizes”, um livro escrito com toda emoção e paixão que ela sempre nutriu pelas gerações de adolescentes. Mais uma vez, a pediatria a escolheu.